Nota: Infelizmente estas cadeiras deixaram de ser fabricadas e já não estão à venda.
Foi inventada nos E.U.A. um nova cadeira de rodas que consegue subir escadas, o que proporcionará às pessoas com incapacidades motoras uma independência até hoje inigualável.
Em quatro rodas, a iBot (Individual Balancing Optimized Transporter) consegue ultrapassar barreiras pequenas. Sobre duas rodas, eleva o ocupante até à altura de uma pessoa em pé e consegue andar a uma velocidade até 16Km/h.
O factor da elevação do ocupante é uma grande vantagem a nível psicológico uma vez que estas pessoas voltam a sentir-se como se estivessem em pé novamente.
Os degraus deixam de ser uma barreira. Seis sensores detectam se o ocupante faz uma inclinação para trás ou para a frente para controlar o motor da cadeira para subir ou descer as escadas.
Mais vídeos da iBot no YouTube
Cerca de uma dúzia de pessoas já experimentaram usar esta cadeira de rodas no Royal National Orthopaedic Hospital, cujo custo é de cerca de 18.000€ (preços de 2006) e é necessário ser "receitada" medicamente.
Nota: Infelizmente estas cadeiras deixaram de ser fabricadas e já não estão à venda.
58 Comentários
Comente este artigo!
César Oliveira
5 de Janeiro de 2005, 00:49
Olá Ivo, boa noite
Apresentando-me:
O meu nome é César Oliveira e sou de Guimarães
Tenho acompanhado já algum tempo teu blog
Muito interessante esse post da cadeira de rodas
Cumprimentos
César
Ivo Gomes
5 de Janeiro de 2005, 19:27
Obrigado!
É bom saber que alguêm lê o que escrevemos ;)
Jorge Laranjo
7 de Janeiro de 2005, 14:42
E a autonomia da bateria?
Filipe Miguel Tavares
21 de Janeiro de 2005, 19:12
Apenas uma nota: o inventor da iBot é Dean Kamen, também inventor da Segway, e o próprio insiste que a iBot não é uma cadeira de rodas, já que ninguém a empurra, afirmando que os utilizadores “a vestem”.
PS: a Deka Research, fundada por Dean, é em Nova Inglaterra, perto de Boston, não em Inglaterra, Reino Unido.
Ivo Gomes
22 de Janeiro de 2005, 12:59
Obrigado pelo complemento da informação Filipe!
Vi esta notícia na BBC e pareceu-me mesmo que era em Inglaterra :)
José
6 de Maio de 2005, 13:42
Olá Ivo. Como está?
Sou aluno do 12º ano e estou a fazer uma pesquisa sobre cadeiras de rodas. Acho fascinante que existam outras pessoas que se interessam também por este tema. É preciso que as pessoas sejam sensibilizadas para a problemática da deciciência.
Gostaria de saber se me poderia informar de algum site na internet que possua mais informações sobre a cadeira de rodas “iBot”.
Desde já agradeço qualquer ajuda que possa disponibilizar.
José
Ivo Gomes
7 de Maio de 2005, 15:51
Para saber mais sobre a iBot, nada como seguir o link para o site oficial que está no artigo…
iBot
Araújo
20 de Agosto de 2005, 11:22
Tudo bem Ivo?
Tenho seguido sempre o teu blog, que para mim é interessantíssimo.
Aproveito para te fazer um pedido (se possível, claro).
Pretendo comprar uma cadeira de rodas electrica e queria escolher marcas, modelos, preços, etc., e perguntava-te se conheces sites que eu possa consultar.
Agradeço a ajuda.
Cumprimentos.
Araújo.
Cristiano
31 de Outubro de 2005, 23:03
sou projetista de cadeiras de rodas . e tenho uma cadeira ja testada e aprovada que e capaz de subir meio fios ( um degrau de 16cm) e descer meio fios ( um degrau de 30 cm) alem de andar confortavelmente por ruas de calcamento de pedra ser segura e barata podendo vir na versao manual ou motorizada ,e estou atraz de novas oportunidades de negocios ,aceitando sugestoes , se alguem tiver alguma ideia pode me contactar
Ricardo Almeida
21 de Fevereiro de 2006, 11:02
Olá. Vi essa cadeira à uns anos, apresentada pela Johnson&Johnson. Começamos a ver as cadeiras de rodas adaptarem-se às barreiras arquitetónicas quando devia ser exactamente o contrário.
32.000 Euros é um absurdo. É inaceitável que os vendedores continuem a ter 40, 50 e 60% de lucro na venda deste tipo de material. Parece um luxo!
Ivo Gomes
23 de Fevereiro de 2006, 19:18
Sim, é preocupante o facto de se estar a adaptar as cadeiras para ultrapassar as barreiras em vez de as eliminar em primeiro lugar… Mas é o mundo que temos e infelizmente é difícil mudá-lo.
Iberê de Oliveira
7 de Março de 2006, 12:53
Alguém possuí algum projeto dessa cadeira? Sou 5ºanista de engenharia mecatrônica e gostaria de dar uma olhada.
Nivaldo F.Silva
26 de Abril de 2006, 23:57
Olá Ivo, boa noite. Estou fazendo uma pesquisa sobre cadeira de rodas, peças e acessórios, e li o artigo sobre a iBot mas não consegui abrir o link. Estou querendo montar uma loja de manutenção e reformas de cadeira de rodas, se alguem puder me ajudar com alguma idéia ou sugestão, agradeço pois é muito dificil conseguir peças para tal, e é um campo muito restrito e muito fechado, ninguem quer dar dicas ou informações, então agradeço se alguem puder me ajudar. meu Email – [email protected], e Ivo meus parabens parabens pelo Blog.
ANGELA LANG
5 de Maio de 2006, 16:02
OL? IVO! GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÃO A RESPEITO DE UM APARELHO ITALIANO QUE É ADAPT?VEL A QQ MODELO DE CADEIRA DE RODAS E QUE SOBE E DESCE DEGRAUS (EM PRÉDIOS DE APARTAMENTOS ONDE NÃO H? ELEVADOR), BASTANDO PARA ISSO QUE UMA PESSOA EMPURRE A CADEIRA. FOI DEMONSTRADO NA ABBR. VOCE PODE ME INFORMAR ALGUMA COISA SOBRE O PRODUTO? DESDE J? OBRIGADA E PARABÉNS PELO BLOG.
thalita
29 de Maio de 2006, 18:22
essa nova conquista é realmente muito relevante para a sociedade que utiliza e necessita da cadeira de rodas com certaza irá beneficiar milhares d pessoas!!!
Geraldo ( Zinho )
22 de Junho de 2006, 01:15
sou cadeirante e para mim seria uma maravilha ter essa cadeira , mas pra isso teria que ganhar na loteria . quem sebe um dia não?
João Luís
18 de Julho de 2006, 20:32
Para Angela Lang
veja “ajudas para a mobilidade/ soluções para escadas? na página http://www.anditec.pt
Já agora aproveito para dizer que concordo que as barreiras arquitectónicas devem ser reduzidas, mas não é possível evitar todas, e por isso ainda bem que aparecem soluções como estas. Ambas as posições têm que evoluir.
A grande preocupação deve ser a dos preços das mesmas, e esperar que com a continuidade e evolução das mesmas a competição e oferta aumente e os preços diminuam.
Ivo Gomes
19 de Julho de 2006, 07:56
Com os preços estupidamente altos que existem actualmente para as cadeiras de rodas normais (já nem falo das eléctricas), não me parece que a isutação vá evoluir para melhor com cadeiras cada vez mais teconologicamente avançadas. Infelizmente, aqueles que mais necessitam são sempre aqueles que têm que pagar mais.
João Silva
1 de Agosto de 2006, 12:24
Boas tardes!
Tenho uma mano com 7anos, e acreditem que é uma pessoa excelente e muito inucente…
\”Iberê de Oliveira\”, gostaria de obter informações sobre \”engenharia mecatrônica\”…
Obrigado
Ronaldo aparecido fonseca
11 de Novembro de 2006, 01:12
esta cadeira é fantastica.é uma pena que esta fora da nossa realidade aqui no Brasil.Tenho um filho com dis trofia muscular progressiva.
Joyce Lino
4 de Dezembro de 2006, 00:16
Ivo,meu nome é Joyce Lino,moro em Campinas-SP,preciso com urgência o seu contato;me passa por e-mail,Por favor!
Até logo!
Ivo Gomes
4 de Dezembro de 2006, 09:11
Os contactos estão aqui
Maria João Moreira
18 de Janeiro de 2007, 15:28
Olá Ivo.Antes demais kero dar-te os parabens.confesso k é a primeira vez que vejo este site e encontrei-o por acaso kd peskisava cadeiras de rodas para poder apoiar uma utente, portadora de paralisia cerebral.Sou assistente social e trabalho num projecto de combate contra a exclusão social, onde a deficiência/incapacidade assume um papel primordial uma vez que é uma problemática que, a meu ver, tem sido relativamente eskecida…Por isso, esta é uma realidade que me preocupa bastante e pela qual tenho um interesse enorme. Bem…deixo aki a minha msg de apoio e o meu email, se kiseres trocar algumas ideias já sabes. [email protected]
Ivo Gomes
23 de Janeiro de 2007, 11:37
Obrigado Maria João pelo seu comentário :)
JORGE
9 de Março de 2007, 20:17
PARABENS PELO TRABALHO, EU FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE ESTUDANTES, CUJO NOSSO TRABALHO DE TCC E JUSTAMENTE EQUIPAMENTOS PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA, COSTARIA DE RECEBER SUGESTÕES IDEIAS QUE PUDESSEM COLABORAR, PARA A ELABORAÇÃO DE UM RPODUTO QUE ATENDA AS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM ALGUMA LIMITAÇÃO..A NOSSA INTENÇÃO É COLOCAR NO MERCADO EM PREÇO ACESSIVEL UMA CADEIRA DE RODA QUE SUBA ESCADA, DESDE JÁ GOSTARIA DE RECEBER SUGESTÕE E INFORMAÇÕES A ESSE RESPEITO, MUITO OBRIGADO, E DEUS O ABENÇOE
Manuel Ribeiro
10 de Março de 2007, 17:22
olá para todos que participam neste fórum incluindo o Ivo Gomes que foi autor e para o qual eu felicito em especial pela ideia de criar este blog para pessoas com necessidades especiais
trabalho com ajudas técnicas desde 1982
tendo fundado uma fabrica e hoje sou socio gerente da mobilitec,
http://www.mobilitec.net.
esta empresa e uma empresa que tem como slogan “fazemos a diferença ”
por isso alem de termos assistência técnica própria , dispomos de ajudas técnicas novas ,usadas e demonstração
e o nosso objectivo e ir ter com o nosso cliente onde ele se encontre e juntamente com seus técnicos de saúde e familiares encontrar a melhor solução
depois desta encontrada ajudar a obter o financiamento
agora falando como técnico acho que posso ajudar a responder a quase todas as questões que encontrei a traz , incluindo a cadeira iBot
uma vez que assisti a sua apresentação na feira de reha care http://www.rehacare.com e tambem tenho um cliente que a possui
posso dizer que sim e uma cadeira excelente em temos de enfrentar barreiras arquitectónicas mas não da para todo o tipo de deficientes concordo que o que tem que mudar e as barreiras arquitectónicas e o mais urgente possível uma vez que a lei assim o obriga .
como sou uma pessoa que tem bastante experiência nesta matéria queria dizer que podem contar comigo para ajudar e me podem pedir todo o tipo de informação de ajudas técnicas
Ivo mais uma vez parabéns
Podes contar comigo
Ivo Gomes
10 de Março de 2007, 21:18
Obrigado Manuel pelo seu comentário! Ainda bem que há alguém que consegue ajudar ou informar melhor as pessoas sobre este tema do que eu. A minha experiência com cadeiras de rodas e pessoas com incapacidade motora é nula, por isso não sou a pessoa mais indicada para ajudar alguém sobre este tema. Este artigo (e mais alguns no blog) sobre acessibilidade partem da minha formação em ergonomia, em que nos temos que preocupar com o bem estar e conforto das pessoas, incluindo o das pessoas com incapacidade tentando minimizar ou eliminar as barreiras arquitectónicas e outras que possam existir nos locais de trabalho.
Desejo desde já todo o sucesso para a sua empresa e que consiga, com os seus produtos, ajudar a melhorar a vida das pessoas que necessitam.
Jade
21 de Março de 2007, 17:42
E quem é o inventor desta cadeira?
ANDRE REGO
15 de Abril de 2007, 22:10
Ivo, parabéns pelo Blog, eu sou cadeirante e estou procurando um elevador que é utilizado para colocar a cadeira no teto do carro, se souber passe esta informação para meu e-mail.
Grato;
André Rêgo
sara
1 de Maio de 2007, 13:51
olá. sou a sara, neste momento encontro me a tirar um curso superior. e tenho um trabalho para realizar sobre os problemas sociais. e escolhi o tema “barreiras arquitectonicas” será que me poderia fornecer algum site ou informaçao sobre o tema?
obrigada.
Cátia
23 de Maio de 2007, 13:26
ola Ivo
eu sou do 12º ano e estou a fazer um trabalho para apresentar no fim do curso sobre as barreiras arquitectónicas à mobilidade de pessoas com deficiência.. mas estou a ter uma enorme dificuldade a encontrar informação.. Gostaria que me ajudasse se fosse possivel
Carla Oliveira
25 de Maio de 2007, 19:39
Olá Ivo!
Sou uma jovem que tem problemas motores e que ficou muito alegre com a noticia desta cadeira “milagrosa”.
Gostava de ver alguns videos dessa cadeira em movimento “subir degraus”, será que tens alguns disponíveis?
Obrigada
Carla Oliveira
Ivo Gomes
27 de Maio de 2007, 16:47
@Cátia: As informações que tenho sobre este tipo de cadeiras de rodas, são as que encontro na Internet. Sabendo o que queres pesquisar, é fácil encontrares muita informaçãor elevante.
@Carla Oliveira: Incluí no artigo um vídeo desta cadeira a subir degraus. Se quiseres podes encontrar mais vídeos no YouTube fazendo uma pesquisa por “iBot”.
Jorge cobra
29 de Maio de 2007, 21:21
estou internado e parapelégico é bom saber destas coisas respondi antes de ver o blog mas depois comento tá
Abraços joka
Isilda Mendes
4 de Julho de 2007, 10:49
olá Ivo
Vi o teu blog e achei que tinha uma matéria muito interessante.
É bom saber que a pessoas que se preocupam em informam os outros sobre os novos inventos, que muitas vezes são úteis.
cumprimentos e até breve!
Isilda
Sandrina Lains
10 de Julho de 2007, 15:27
Boa tarde, esbarrei hoje no seu site e este comentário não é ao artigo nem directamente para o Ivo, mas para todos os cibernautas.
Estou a desenvolver um projecto académico de fim de curso que consiste numa campanha de sensibilização e de alerta para as barreiras arquitectónicas. E precisava que alguém que estivesse limitado à cadeira de rodas(de preferencia uma pessoa jovem – por questões de conceito da campanha) se disponiliza-se para algunes registos fotograficos que permitam ilucidar as barreiras mais comuns de uma cidade que não é para todos.
É muito urgente! Obrigado!
deixo o meu e-mail, não interessa a zona do país, desloco-me onde for necessário mas se for na zona de lisboa (zona centro do pais) era o ideal!
Muito Obrigado!
[email protected]
fatima
16 de Julho de 2007, 12:31
OI
A CADEIRA E O MAXIMO POIS VAI AJUDAR MT NO NOSSO DIA A DIA PK PORTUGAL NÃO TEM CONDIÇOES PARA UMA PEXOA K USA CADEIRA DE RODAS…
E COM ESTA CADEIRA TEMOS MAIS LIBERDADE PK ESTAS CADEIRAS TB SE ESTRAGAM MT PK OS PAXEIOS N TEM CONDIÇOES E CM ESTA CADEIRA IA SER MT MAIS FACIL…
EU TNH 18 ANOS E TANHO MIOPATIA MUSCULAR CRONICA PROGRESSIVA… ADOREI A CADEIRA.
fatima
16 de Julho de 2007, 12:49
MAS O PREÇO É MT ELEVADO DESTA CADEIRA OU OUTRO TIPO DE MATERIAL K SEJA PARA O NOSSO CONFORTO, ALIAS OS PREÇOS DEVIAM SER MT MAIS BAIXOS, E EM ALGUNS CASOS GRATUITO, PK AS PEXOAS SE ESQUECEM K AS CADEIRAS TB TÊM MANUTENÇAO E ESSA TB É MT CARA…
DEVEM ACABAR CM AS BAREIRAS ARQUETECTÓNICAS E TB CM OUTRO TIPO DE BAREIRAS CM TB TEMOS DIREITO AO EMPREGO E ETC…
PK O K MOVE O MUNDO É O K ESTÁ ACIMA DO PESCOÇO SOMOS TAO OU MAIS CAPAZES DITAS AS PEXOAS NORMAIS N SOMOS DEFICIENTES POR VEZES SÃO MAIS DEFICIENTES AS PEXOAS DITAS NORMAIS…
PK ESTÁ NA HORA DE ADPTAR O MUNDO PARA TODAS AS PEXOAS SEJAM ELAS SURDAS, MUDAS, CEGAS, MOBILIDADE REDOCIDA E ETC… ESTA NA HORA DE MUDAR MENTALIDADES
Hanna Kienast
13 de Agosto de 2007, 14:49
Achei barbaro, e quero saber onde comprar!
Hanna Kienast
Débora
25 de Outubro de 2007, 19:50
Olá
através do google consegui encontrar alguma informação desta cadeira que sobe escadas,não sei se você teria esta informção,mas gostaria de alguma referência ou até mesmo saber onde posso encontrar esta cadeira (não a de rodas)mais barata,pois a que encontrei é muito cara,algo em torno de 40 mil reais,e não posso pagar tudo isso.
obrigada
sandra rocha
29 de Outubro de 2007, 20:30
Oi! gostária de saber como comprar esta cadeira de roda que sobe escada e quanto custa
andré
4 de Março de 2008, 12:57
Oi,ivo li alguns comentarios,
eu tenho uma filha especial, caderante, na qual estou procurando desenhos técicos de cadeiras de rodas de puçao, para desenvolver um projeto na escola
técnica de jaragua do sul, senai SC. se poder me ajudar agradeço.
Marta
13 de Abril de 2008, 00:20
OL�? IVO! GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÃO A RESPEITO DE UM APARELHO ITALIANO QUE É ADAPT�?VEL A QQ MODELO DE CADEIRA DE RODAS E QUE SOBE E DESCE DEGRAUS (EM PRÉDIOS DE APARTAMENTOS ONDE NÃO H�? ELEVADOR), BASTANDO PARA ISSO QUE UMA PESSOA EMPURRE A CADEIRA. FOI DEMONSTRADO NA ABBR. VOCE PODE ME INFORMAR ALGUMA COISA SOBRE O PRODUTO? DESDE J�? OBRIGADA E PARABÉNS PELO BLOG.
Estou construindo um sobradinho e preciso de uma solução barata para receber meu irmão em casa, ele é cadeirante e meu orgulh,não quero que na minha casa tenha nenhum obstaculo. Já vi a possibilidade de uma rampa mais é muito cara. Por avor me ajude, tem que ser algo viavel para as nossas condições.
Marta
joão cardoso
11 de Dezembro de 2008, 16:44
Oi Ivo gostaria de saber se alguma faculdade ja´desinvolveram,kit para motorizar cadeira de rodas comuns.Sou cadeirante e não tenho muito recursso para comprar uma matorizada. Se alguem tiver uma motoriza, em bom estado,gustaria de um comtato,obrigado João – [email protected]
Helio Diogo
28 de Maio de 2009, 12:34
Cadeiras com muita
funcionalidade é cada vez mais um requisito. Desde o conforto até ao bem estar, esses são os pontos principais. Eu acho que as cadeiras que sobem
escadas são artigos notáveis. Todas as cadeiras de escritório deviam conseguir subir escadas.
Ivo Gomes
3 de Julho de 2009, 14:28
Parabéns Ivo. Achei muito interessante esta matéria sobre a cadeira de rodas.
Ivo Gomes – RJ
newerton
6 de Outubro de 2009, 23:49
ola quuuero saber mais informaçoes sobre cristiano que escreveu neste blog em dezembro de 2005. 23:03hs
Fábio
24 de Fevereiro de 2010, 14:42
Olá Ivo, primeiramente meus parabens pelo Projeto, realmente uma brilhante idéia, minha mãe tem Paralisia Infantil e sei o quanto é complicado conviver com algumas dificuldades, ainda que ela se vire muito bem pelos problemas que tem, alem do mais, é bom saber que tem Seres Humanos preocupados com os cadeirantes e pessoas que sofrem de algum tipo de paralisia.
Gostaria de saber mais sobre esse projeto, se você puder me passa seu e-mail ou quem saber entrar em contato direto comigo no meu e-mail particular([email protected]) ou no serviço([email protected]).
Desde já agradeço e meus parabens pelo serviço.
Grande invento.
Forte Abraço
Fábio
letícia
27 de Fevereiro de 2010, 00:38
ola…
ivo me chamo letícia é gostaria de pedir uma opinião para um projeto, eu faço mecãnica e preciso de apresentar um projeto ao termino do curso, estive pensando desta cadeira o que vc acha?
o custo seria muito caro?
podemos baratear alguns materiais?
obrigado…
aguardo resposta.
karen
30 de Abril de 2010, 15:23
Olá,eu achei uma pena pararem de fabricar tal cadeira,claro q o preço era absurdo,mas pelo menos ela existia,tomara q alguém compre essa idéia!
turma pief-mirandela
13 de Janeiro de 2011, 11:44
Acho que a cadeiras de rodas que da para subir escadas é muito boa para pessoas que nao possam andar a pé e dá muitas vantagens de nao dependerem de outras pessoas.
Por exemplo na nossa escola a biblioteca fica no primeiro andar, com uma cadeira destas o aluno com handicap pode frequentar-la quando lhe apedeser sem os funcionarios terem de andar a carregar om ele.
Achamos estas ideia muita boa.
obrigado…
Luis Santos
16 de Março de 2011, 18:13
Olá boa tarde vi num site que poderia saber onde comprar uma cadeira de rodas EXPLORER, pois gostaria de saber onde poderei encontrar em Portugal o representante das mesmas, se souber agradecia, obrigado.
LUIS PEDRO MATOS
17 de Julho de 2012, 12:31
ESTEJAM DESCANSADOS TODOS AQUELES QUE NECESSITAM DE UMA CADEIRA, QUE ALÉM DE TRANSP
ÔR QUALQUER OBSTÁCULO ATÉ CERCA DE 60 CM o QUE JÁ É FANTÁSTICO), PODERÁ SUBIR E DESCER ESCADAS AUTO MÁTICAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA TOTALMENTE REVOLUCIONÁRIO! POR EXEMPLO, SUBIR CERCA DE 100 DEGRAUS, PENSO QUE AINDA NÃO EXISTE CADEIRA QUE O FAÇA! TENHO ESTADO EM CONTACTO COM FABRICANTES, QUE SE TÊM DISPONIBILIZADO A REALIZAR O PROJECTO. CASO NÃO EXISTA FINAMENTE, ALGUÉM INTERESSADO EM PRODUZIR ESTA FORMIDÁVEL CADEIRA A PREÇO MUITO ACEITÁVEL (QUANTAS MAIS SE PRODUZIREM, ASSIM O PREÇO DESCE) SEREI EU PRÓPRIO A CONSTRUIR A CADEIRA E TODAS AS INFRAESTRUTURAS QUE ISSO IMPLICA. É TEMPO DE SE RESOLVER O PROBLEMA COM DIGNIDADE, POIS NINGUÉM ESTÁ LIVRE, MESMO SENDO HOJE UMA PESSOA SÃ, DE UM DIA TER DE UTILIZAR UMA CADEIRA DESTE TIPO. PENSO QUE SE TUDO CORRER BEM DENTRO DE 3 A 4 ANOS NO MÁXIMO ESSA CADEIRA ESTARÁ NO MERCADO INTERNACIONAL E TALVEZ MESMO COM MARCA PORTUGUESA!
luiz fernando
12 de Julho de 2013, 20:47
boa tarde ivo
voce saberia onde posso encontrar para comprar esta cadeira.ou o contato desta pessoa.
obrigado
Bruna
22 de Setembro de 2016, 03:10
Boa noite!
Preciso urgente adquirir uma cadeira de rodas que sobe escadas sendo motorizada.
Como faço para adquirir?
Obrigada.
Luiz Aldo Moraya
3 de Novembro de 2018, 21:35
Ivo Gomes, boa noite ! Sou titular de uma patente concedida pelo I.N.P.I. Trata-se do MU 9000964-9 com validade até 30.06.2025, uma cadeira de rodas dentadas em forma de estrela, própria para subir e descer escadas com segurança e conforto. A cadeira e o(a) cadeirante são levados manualmente pelas escadas por dois condutores, situados na frente e atrás da cadeira. Procuro parceria para montagem de um modelo em escala real 1:1 para testes e aperfeiçoamento. Assim será demonstrada a utilidade real da patente concedida. Atenciosamente, Luiz Aldo Moraya.
Blogs que "linkam" para aqui-
ivogomes.com » E se fosse ao contrário?
-
Comentando os comentários: deficiência física « Sua dose diária de problemas!
20 de Março de 2006, 11:58
7 de Maio de 2011, 20:30