Apriveitei a dica do Revolução, etc., e experimentei o RoboBraille.
O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3 e braille. O serviço está ainda em fase de testes e foi concebido por um consórcio de empresas e instituições da Dinamarca, Chipre, Portugal, Itália, Irlanda e Reino Unido. Em Portugal, a instituição que participa neste projecto é o CIDEF (Centro de Inovação para Deficientes).
O servicço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), proprietário do serviço.
O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento (ex. HTML, Word, TXT ou RTF) por e-mail e em poucos minutos os documentos são devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada. Um dos pontos positivos é que não é necessária a instalação de tecnologia adicional no computador dos utilizadores, basta qualquer computador que esteja ligado à Internet e uma conta de e-mail. Actualmente ainda não é possível enviar documentos em PDF, mas está para breve a implementação desta funcionalidade.
Para receber o documento em formato MP3, envia-se um e-mail para [email protected] com o documento em anexo. Para receber em Braille, o e-mail é [email protected]
Mais informações sobre como utilizar o serviço.
Benefícios do RoboBraille:
- Criar independência a quem está impedido de aceder a material impresso: O RoboBraille permite o acesso à informação no formato que o indivíduo necessite (Braille/áudio).
- Baixo custo de processamento de documentos: O RoboBraille não aumenta os custos de produção pois á baseado num sistema de conversão de email e braille existente.
- Velocidade da conversão de documentos: O RoboBraille converte documentos para Braille ou áudio em minutos reduzindo o tempo de produção.
Alguns problemas no site
Apesar do serviço ser de extrema utilidade para utilizadores com incapacidade visual ou outras, o website em si não é completamente acessível. Pelo menos no Safari o menu aparece apenas com uns riscos. Será Braille? Duvido :)
Teste
Para testar o sistema, enviei os conteúdos deste mesmo artigo para o RoboBraille. Aqui têm o resultado (demorou cerca de 1 minuto a converter e a enviar a resposta por e-mail):
Audio MP3
[audio:https://www.ivogomes.com/files/robobraille.mp3]Braille
RoboBraille.txt
Apesar de parecer um simples ficheiro TXT, este documento é suposto ser aberto por uma impressora de Braille (O documento foi exportado com o filtro de exportação SB4 Export definition: 8-dot OctoBraille -> logtext v5).
7 Comentários
Comente este artigo!
Helder Encarnação
28 de Abril de 2007, 16:20
O serviço é muito bom e é sem dúvida uma enorme ajuda para muitas pessoas. E a voz sintetizada do exemplo que aqui tens até está muito boa :)
Ciro
28 de Abril de 2007, 16:44
A idéia é excelente. Criar um ambiente independente de plataforma (sem precisar instalar softwares convertores).
Cada vez mais estão investindo nesta área de conversão de textos em voz sintetizada. Já testei algumas soluções, e afirmo que o RoboBraille já está num nível muito bom.
Bom review sobre o serviço. Abraço!
Cesar Oliveira
30 de Abril de 2007, 09:28
Olá Ivo e restantes leitores,
Que ideia fantástica
Talvez pudesse-mos usar esse sistema para colocar conteúdo em Audio dos posts dos nossos blogs, não é assim ?
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net/blog/
http://www.profissionalweb.net/gestdoc/
http://www.profissionalweb.net/cursos/
Jorge Laranjo
17 de Maio de 2007, 20:16
A sintetização e o serviço através de e-mail está porreira mas… é engraçado como é sempre a mesma voz, seja qual for o serviço que utilizes…
daniel lima
1 de Janeiro de 2008, 18:19
Olá,isso que as pessoas fazem para o bem do prossimo e muito interesante, porque customiza tempo e facilita as coias para quem não tem como estudar,ÓTIMO MUITO ÚTIL!!!!!!!!!!!!
Blogs que "linkam" para aqui-
rascunho » Blog Archive » links for 2007-05-01
-
RoboBraille « Lu Terceiro
1 de Maio de 2007, 20:17
27 de Maio de 2007, 00:53