IvoGomes.com

Voltar ao início

A palavra “Usabilidade” existe?

Será que a palavra usabilidade existe nos dicionários de português? Não, ela não existe. Esta palavra derivou da palavra inglesa Usability. No entanto a língua vai evoluindo e é através destes neologismos que novas palavras vão sendo adicionadas ao idioma.

Segundo o site CiberDúvidas, a palavra usabilidade está correcta, apesar de eles indicarem o uso de outras palavras que existam no dicionário, tais como utilidade ou uso.

No entanto não sei se seria a mesma coisa dizer "utilidade dos sistemas de informação" ou "usabilidade dos sistemas de informação". A primeira parece-me indicar mais se os sistemas são úteis para alguma coisa, e não se são fáceis de utilizar...


3 Comentários

Comente este artigo!

  1. Sérgio Nunes

    A propósito desta situação, usei este texto introdutório num trabalho há uns tempos:

    “O termo usabilidade não existe nos dicionários da língua portuguesa. É um neologismo, correcto do ponto de vista da formação, que é entendido como qualidade do que é usável, do que se pode usar. A área da usabilidade Web corresponde portanto ao estudo da facilidade de uso de documentos na World Wide Web.”

    “Utilidade (da) Web” não teria, sem dúvida, o mesmo significado.

  2. Carlos Jorge Andrade

    Um passarinho disse-me que “alguém” registou esse termo no INPI como marca, precisamente pq ela não existe. Mas mais não digo… ;-)

  3. Vile Molinari

    Usabilidade.
    #usabilidade
    Observado o princípio (etimológia) de formação das palavras, o sufixo (i)dade diz respeito a qualidade de algo referido ao prefixo “usa”, que, por sua vez, diz respeito a uso e não de ser usável, já que usável e utilizável são, criteriosamente, sinônimos, a despeito do citado em outro comentário.
    Desta forma, usabilidade indica qualidade de uso, ou o que costumamos dizer de condição prática de uso. Esse neologismo (bastante dispensável, ao meu ver) chama a atenção para se observar a condição a ser atendida para o uso de qualquer coisa, principalmente quando comparada a outra.
    Exemplo: as antigas máquinas datilográficas precisavam de papel, tinta e não permitiam erros de datilografia (digitação) sem esforço considerável para serem corrigidos. Comparadas aos dispositivos que usamos hoje para produzir textos, elas se tornaram obsoletas pela perda de usabilidade. Veja que uma máquina de escrever não perdeu sua utilidade, já que não estamos falando de algo danificado, sem condições de uso, mas não é algo prático como os inúmeros recursos que dispomos hoje. Ainda nessa ordem de raciocínio, podemos dizer que o teclado de um computador tem mais usabilidade que o de um smartphone, uma vez que seus recursos proporcionam maior conforto e rapidez. Por outro lado, dependendo da avaliação é possível dizer que ambos são úteis, mas um é melhor do que o outro para fazer a mesma coisa em determinada condição.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>