IvoGomes.com

Voltar ao início

O Internet Explorer 7 está a chegar

Segundo as notícias vindas da Microsoft, a última versão do Internet Explorer será lançada ainda este mês (a não ser que se atrasem...). Esta versão do IE será instalada automaticamente através do serviço Windows Update, o que fará com que uma boa parte dos utilizadores passem a ter esta versão instalada. Isso irá facilitar bastante a vida aos webdesigners porque esta nova versão do IE promete cumprir os webstandards e corrige todos(?) dos bugs das versões anteriores. Desta forma deixará de ser necessário perder mais algum tempo em cada projecto para adaptar o layout aos bugs do IE.

Será que sim? No futuro, talvez, mas o problema actualmente é que muita gente não faz estas actualizações do sistema e irá continuar a usar uma versão desactualizada. Depois temos também as pessoas que usam cópias piratas do Windows e que também não terão acesso a esta actualização. Sendo assim, passaremos a ter 4 versões do IE, cada uma com os seus bugs específicos... O trabalho de adaptação de layouts vai continuar ainda por mais alguns anos, até que a grande maioria dos computadores passe a usar esta nova versão do browser.

E o que dizer dos sites que foram concebidos para funcionar apenas em IE? Muitos deles poderão ficar deformados se forem visualizados com o IE7, tal como ficam hoje em dia quando são visualizados com o Firefox ou o Opera. Tudo porque esta nova versão do browser irá interpretar o código HTML como deve ser e não como o faziam as versões anteriores do IE. No próprio blog de desenvolvimento do IE, eles avisam os webmasters a actualizarem o código dos seus sites para ser compatível com o IE7, ou seja, é necessário usar código minimamente válido. Estou mesmo a ver, daqui a umas semanas o pessoal a queixar-se que os seus sites não funcionam e que dantes funcionavam... e a culpar a Microsoft e a boicotarem o uso do IE7...

E o que dizer de algumas aplicações web (caríssimas) usadas em grandes empresas e que também não irão funcionar nesta nova versão do IE?

A solução da Microsoft para estes casos? É desactivar as actualizações automáticas do Windows...

Infelizmente (ou felizmente) não tenho nenhum computador com Windows para testar alguns sites no IE7 e ver como ficam... De qualquer das formas, quem quiser já pode instalar a versão de testes e experimentar.

Outra das coisas boas da chegada desta nova versão do IE é o suporte para Feeds RSS.

IE7 RSS Feeds

Será o dia em que o mundo irá conhecer o RSS e todas as suas vantagens.

Actualização

19.10.2006

O Microsoft Internet Explorer 7 foi disponibilizado ontem na sua versão final. A partir de hoje, já se pode fazer a actualização para esta nova versão.

Actualização 2

25.10.2006

Já começam a aparecer websites que recomendam a não instalação do IE7 sob o risco dos seus produtos não funcionarem :)

Actualização 3

30.10.2006
E mais um caso em que algumas funcionalidades do website não funcionam em IE7.


12 Comentários

Comente este artigo!

  1. Sérgio

    Péssimo conselho, Ivo!
    O caminho não passa por sugerir às pessoas que fiquem para trás mas sim que pressionem os responsáveis pelos sites para que os corrijam. Há que aplaudir o facto da MS ter optado por actualizar o IE (depois de quase 5 anos) e, ainda por cima, da forma correcta.

    Espero que muito rapidamente todos os IE* sejam substituídos pelo IE7.

  2. Rodrigo Muniz

    @Sérgio, acho que você não entendeu o que o O Ivo quis dizer… Ele não aconselha a desativar a atualização automática, acredito que isso é uma ironia em relação as furadas que a MS dá nas soluções para os problemas criados por ela mesma.

    Quando as pessoas começarem a ver o site mal desenvolvido de sua empresa quebrando no IE7 vão mandar seu técnico de informática não atualizar o IE em nenhuma máquina da empresa… Daí nasce a resistência que vai se espalhar e atrasar ainda mais o fim das nossas dores de cabeça.

  3. Ivo Gomes

    O Rodrigo compreendeu perfeitamente o que eu quis dizer ;)

  4. Rodrigo

    Eu acho que o IE7 pode ser um grande passo para nós desenvolvedores. Depois de tantos anos nos obrigando a escrever códigos sujos agora temos a possiblidade de ver nossos projetos funcionando sem hacks ou gambiarras.
    Mas com certeza vão querer boicotar a Microsoft. Vão querer boicotar porque as pessoas são preguiçosas e não querer aprender algo novo mesmo que esse seja o melhor caminho!

  5. dextro

    O IE7 é uma toalha a limpar o suor da testa de todo o santo web designer/developer mas vai ser uma dor de cabeça para quase todo o santo webmaster porque tal como o Ivo referiu muitos dos sites actuais são, por culpa de “azelhiçes” (perdoem-me a franqueza), incompativeis com os standarts apenas para funcionarem em IE6 e isso vai trazer problemas.

    Por acaso pessoalmente dos hacks que uso para o IE6 acabei por descobrir que nenhum deles “destruia” o layout em IE7 (pelo menos nas versões de testes) o que me vai poupar bastante trabalho, só espero que muitos outros tenham optado pelas mesmas vias mais “validas” e que agora não percam tempo a fazer trabalho que já devia estar feito.

  6. Gaspar

    Rodrigo o código sujo só o escreve quem quer, desde do IE5 podes usar o css e de forma inteligente passar grande parte dos bugs do IE, talvez por vezes tenhas que alterar ligeiramente o layout original mas antes isso que código sujo.
    Penso que quem terá problemas serão aqueles que criaram folhas de estilos próprias para o IE, através de scripts mas fácilmente o alteram e definem somente para os anteriores ao IE7. O hacks no css penso que funcionaram pois o IE7 assim como os “Gecko Browser” não entendem _width ou *HTML.

    Que não queira alterar o layout nem sujar o seu código sempre pode deixar como está.

    è como digo existem sempre alternativas a sujar o código.

  7. Pedro

    Penso que a resistência das empresas em alterar para o IE7 não acontecerá, embora aceite que algumas possam demorar mais do que outras a actualizar-se.

    A mentalidade começa a mudar e o sentimento de que é necessário acompanhar as evoluções tecnológicas de forma a obter vantagens competitivas sobre os demais concorrentes é uma facto importante que finalmente merece a atenção das empresas.
    Por exemplo, já imaginaram os milhares de pessoas que acedem a um sítio de comércio electrónico ou até mesmo puramente institucional, para realizar um negócio ou procurar qualquer informação e deparar-se com algo completamente desarranjado e disforme. Se fosse comigo não recorria a esse sítio mais nenhuma vez.

    Para quem utiliza e sempre utilizou CSS não terá quaisquer problemas em fazer pequenos acertos para poder apresentar a informação de forma correcta.

  8. Antonio Pratas

    De facto, no que toca ao webdesign, o IE7 é uma lufada de ar fresco, visto que deixará de ser necessário tar a adaptar o layout com hacks para o IE.

    No entanto, concordo com o Ivo quando diz que muitos utilizadores caseiros não irão fazer essa actualização. Muitos deles nem sabem instalar programas e nem devem ter as actualizações activas, e mesmo que tenham, muito provavelmente terão receio de as fazer por pensar que pode ser maléfico, porque hoje em dia ouvem tanta coisa má para os computadores (vírus, spyware, phishing) que devem ter medo de se meter a instalar coisas.

    Em relação às empresas, julgo que muitos irão deixar a actualização de lado pelo simples motivo de terem que chamar o webdesigner para actualizar o website, nem que sejam 2 linhas de CSS, o patrão pensa logo que terá que gastar mais dinheiro a chamar o maldito webdesigner que já lhe cobrou tanto por uma coisa que até a filha de 14 anos dele faz, e prefere deixar a versão que está do que gastar mais. Infelizmente ainda existe muita gente forreta, sem vontade de investir e que não dá valor ao trabalho de um webdesigner.

  9. Robson Waterkemper

    Para nos desenvolvedores e’ extremamente importante poder ter numa mesma maquina o IE7 e o IE6 para testarmos nossos sites para os usuario que atualizaram e para os que nao atualizaram. Alguem sabe se isto é possível?

  10. Ivo Gomes

    É possível sim. Já vi vários posts sobre isso, mas não me lembro onde. Como não uso Windows, não posso testar para ver se é verdade.

  11. Luis

    Mais uma que não funciona no IE7! O Youtube é um dos sites que gosto de ver e andar e não da para visualizar os filmes diz que tenho que actualizar é isto que diz.
    (Hello, you either have JavaScript turned off or an old version of Macromedia’s Flash Player. Get the latest flash player.) ao qual actualizo e não funciona na mesma. diz que foi bem sucedida a instalação e nada.
    Não sei o que fazer, já tentei de tudo ou quase tudo e nada.
    alguem sabe alguma coisa sobre este problema (alguem tem) ou é o meu IE7 que não funciona?

    Um abraço
    Luis

  12. Bruno Santos

    Esse problema vem sendo relatado em inumeros fórums internacionais. Uma tentativa de solucionar o problema é rodar o arquivo C:\windows\system32\Macromed\Flash\FlashUtil9b.exe para poder visualizar os vídeos e sites em flash. Abraços.

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>