O título do meu site pessoal é: "ivogomes.com | ergonomia e sistemas de informação". No entanto, há muita gente que não consegue relacionar a ergonomia com os sistemas de informação. Para a maior parte das pessoas, a ergonomia serve para fazer cadeiras mais confortáveis, mobiliário de escritório ergonómico, prevenção de lesões músculo-esqueléticas, etc...
Quando se fala em ergonomia aplicada aos sistemas de informação, toda a gente pensa logo nos ratos e teclados ergonómicos, nos apoios para os pulsos e todos aqueles equipamentos que facilitam a nossa interacção com o computador.
Pois bem, a ergonomia é isso mesmo ... e muito mais! Antes sequer de se falar em usabilidade, já os ergonomistas falavam em design centrado no utilizador. Com a evolução dos sistemas de informação foi começando a haver uma maior preocupação ao nível do conforto dos utilizadores. No princípio apenas havia a preocupação com o conforto físico, no entanto, com a globalização dos computadores em virtualmente qualquer posto de trabalho, tornou-se importante estudar a melhor forma de apresentar a informação aos utilizadores de modo a evitar erros humanos.
Muitas vezes dizemos que a causa de um acidente foi devido a erro humano. Pois bem, mas nós os ergonomistas dizemos: "O que causou esse erro?"
Na maior parte das vezes o erro humano é causado por uma deficiente concepção do posto de trabalho, ou por um deficiente sistema de informação. Se as informações não forem fornecidas eficientemente ao utilizador, corremos o risco de ele cometer um erro.
A ergonomia nos sistemas de informação preocupa-se em conceber sistemas amigos do utilizador que sejam fáceis de utilizar e fáceis de compreender, ou seja, que sejam intuitivos (sem necessidade de aprender como funcionam devido à sua própria facilidade de uso).
Há até quem diga que os equipamentos que trazem manual de instruções não foram bem concebidos, porque se fossem concebidos de forma ergonómica, seriam tão fáceis de usar que não seria necessário sequer ter um manual de instruções... Eu pessoalmente acho que isso é mpossível porque não depende apenas do sistema, mas também da pessoa que o vai usar e da sua cultura. Às vezes um equipamento é bem aceite numa região do mundo e é completamente abandonado em outra região. Isto acontece devido às diferentes culturas e à sua forma de compreender o mundo.
Desta forma, como ergonomista especializado em sistemas de informação, tenho como função tornar a interacção homem-computador o mais simples possível para que, até uma pessoa que nunca tenha usado um computador, possa compreender como funciona o sistema e possa usá-lo sem quaisquer limitações.
Para mais informações, há um artigo em português sobre a história da usabilidade escrito pela Renata Zilse em que ela entrevista a Professora Anamaria de Morais (que tive o prazer de assistir a várias comunicações suas no mês passado no Congresso de Ergonomia dos Países de Língua Oficial Portuguesa).
16 Comentários
Comente este artigo!
ludmila
30 de Maio de 2005, 15:34
parabens. o teu sait esta muito bem feito. com ele acabei de fazer um trabalho de escola. continua que um dia vaz longe
Frank Gilber
18 de Janeiro de 2006, 00:31
muito interssante o assunto sobre ergonomia e sistema de informação, este site tem o q eu estva procurando para minha pesquisa de conclusão de curso.
Fabíola
21 de Abril de 2006, 20:21
gostei muito desse artigo.Gostaria de saber se um profissional de informatica, no caso, uma analista de sistema como eu, pode fazer uma especialização em ergonomia? Acho uma area muito interessante, e gostaria de atuar, caso possa, me indique alguma universidade, de preferencia no nordeste, ja que sou alagoana. Obrigada
Ivo Gomes
2 de Maio de 2006, 11:53
Qualquer pessoa pode formar-se em ergonomia, é só preciso encontrar o curso certo. Como não sou do Brasil não lhe posso indicar nenhuma Universidade nem Faculdade…
Iassine
1 de Agosto de 2006, 15:45
Gostei muito do seu site, entrei no seu site porque queria investigar sobre ergometria apanhei quase tudo, mas espero que implementes informações sobre as vantagens do estudo da ergonomia nos Sistemas Infrmaticos.
candiao
5 de Agosto de 2006, 03:11
Olá Ivo !
Parabéns pela materia, estava a procura de algo sobre a profissão de tester e não encontrei muita coisa, o seu site me mostrou algo novo.
[],s
Ricardo Lage
22 de Setembro de 2006, 04:25
Caro Ivo,
primeiramente gostaria de parabenizá- lo pelo site e pelo o que tem escrito. Estou atualmente estudando tanto Ergonomia quanto Sistemas de Informações. Tenho pensado em desenvolver meu projeto final na faculdade sobre esses assuntos e como se relacionam.
Gostaria de saber qual bibliografia você recomenda para eu me aprofunda rmais no assunto.
Obrigado,
Ricardo
Ivo Gomes
26 de Setembro de 2006, 09:49
Olá Ricardo.
Em relação a bibliografia recomendo vivamente o livro “Don’t Make Me Think” de Steve Krug e o “Design of Everyday Things” de Donald Norman. Além disso existem mais alguns muito bons sobre usabilidade na Amazon, bem como os livros do Jakob Nielsen.
Cleiton
27 de Março de 2007, 17:08
Boa Tarde Ivo, sou Gerente de TI na empresa onde trabalho, estamos realizando algumas alterações no ambiente de trabalho, especificamente, estamos modificando o layout do escritório e estou a procura de sugestões quanto a mobília correta (ex.: altura da mesa, disposição do monitor, teclado e tal). Ficaria mto grato se pudesse contar com a sua ajuda.
Basicamente o que quero é um tutorial ou manual que possa me auxiliar.
Ivo Gomes
5 de Abril de 2007, 12:54
Este e-Tool da OSHA tem bastante informação sobre esse tema:
http://www.osha.gov/SLTC/etools/computerworkstations/index.html
Mari Albuquerque
15 de Outubro de 2007, 20:07
Olá Ivo, realmente o seu site é maravilhoso. Eu sou brasileira formada em fisioterapia e estou me especializando em ergonomia. Adorei todos os links disponíveis e graças a eles pude ampliar meu compo de atuação. Com relação as recomendações bibliográficas ao Ricardo gostaria de saber onde obtê-las…os sites de compra.
Ivo Gomes
18 de Outubro de 2007, 20:45
Pode comprar na Amazon. Penso que no Brasil poderá comprar através da loja americana. Aqui em Portugal normalmente compramos através de uma das lojas Amazon existentes na União Europeia (Reino Unido, França ou Alemanha) o que faz com que não tenhamos que pagar custos com a alfândega.
Provavelmente também encontrará estes livros em lojas online brasileiras, mas infelizmente não conheço nenhuma.
heguel pereira
20 de Março de 2009, 19:03
O site tá muito fixe , e tambe muito completo.
Parabéms
Tamires Menezes
6 de Abril de 2009, 13:23
concordo, e digo mais a facilidade de compreenção se aplica também no local de trabalho em projetos de sinalização que são importantissimo para a segurança do empregado.
Valeu, seus textos e explicações estão de mais. Parabéns!
Vai me ajudar a entender um pouco mais quando começar a ler o livro da Anamaria Moraes.
=]
Roger Vieira
14 de Junho de 2018, 19:26
boa tarde Ivo, o senhor tem um belo nome, porém, não obtive exito na produção de meu trabalho sobre ergonomia, pois precisava de algo sobre sistemas de produção, com isso, tirando zero na nota e reprovando meu curso de técnico de segurança, mesmo assim, muito obrigado Ivo, seu site é excepcional!!
Blogs que "linkam" para aqui-
Ergonomia em software – Jukebox
19 de Fevereiro de 2008, 00:56