IvoGomes.com

Voltar ao início

Os 10 maiores erros de webdesign em 2005

Anualmente, Jakob Nielsen publica uma lista dos 10 erros mais comuns existentes na Internet. A lista deste ano acabou de sair. Aqui estão os resultados:

  1. Problemas de Legibilidade: Texto pequeno e com pouco contraste é difícil de ler. Na maior parte das vezes não é possível alterar o tamanho do texto para se poder ler melhor.
  2. Links não-standard: Muitas vezes os links não são facilmente identificados no meio do texto. Pode-se ser criativo e não usar as cores padrão dos links, mas não convém abusar muito. (Em relação a este aspecto, penso que cometi esse erro aqui no site porque os links apenas são identificados pela cor. Não nos devemos guiar apenas pela cor porque há pessoas que são daltónicas ou que têm pouca capacidade para distinguir cores e podem não ver os links. Como tal, assim que puder, vou alterar os links... FEITO :D).
  3. Flash: Neste momento usa-se muito a tecnologia Flash e de facto, a sua usabilidade melhorou muito. No entanto, ainda há muitos maus exemplos de aplicação de Flash de forma pouco usável e abusiva.
  4. Conteúdo que não é escrito para a web: Muitas vezes os conteúdos são escritos a pensar noutras formas de disponibilização, tais como panfletos, papel, etc... Os conteúdos para a web devem ser escritos tendo em conta esse contexto.
  5. Motores de busca ineficientes
  6. Incompatibilidade entre browsers: Muitos websites não funcionam bem quando são visualizados em diferentes browsers. Em Portugal temos mais um caso que ocorreu na semana passada na inauguração do site do Jardim Zoológico que não funcionava em Firefox (screenshots: antes, depois)
  7. Formulários confusos
  8. Não haver informações de contacto da empresa
  9. Layouts estáticos em vez de layouts líquidos: neste aspecto não concordo muito porque com o aumento da utilização de ecrãs com maiores dimensões, torna-se difícil ler uma linha muito comprida de texto. Existem estudos que indicam que uma linha de texto deve ter no máximo entre 45 e 65 caracteres. Contudo, para minimizar o efeito de linhas demasiado compridas nos layouts líquidos, poderão ser usadas colunas.
  10. Aumento inadequado de fotos: quantas vezes navegamos num site de electrodomésticos e ao olhar para as imagens vemos um link "clique para aumentar" e quando clicamos abre uma janela popup com uma imagem igual à imagem que estávamos a ver, sem nenhum aumento de tamanho?

Aqui está a lista original.


7 Comentários

Comente este artigo!

  1. RVidal

    Muitos desses erros não são específicos a 2005, já são resultados de falta de senso comum há vários anos :)

    Contrariando a retrospectiva, viremos a atenção para o futuro. Aqui podem ver uma previsão das tendências que virão em 2006:
    http://www.dashes.com/anil/2005/09/06/web_development

  2. Ivo Gomes

    Sim, a maior parte dos erros são repetidos todos os anos, mas o que esta lista quer mostrar não são os erros apenas de 2005, mas sim aqueles que mais aconteceram em 2005, independentemente se já aconteciam antes ou não.

    Para isso talvez fosse boa ideia comparar as listas dos anos anteriores e ver quais são os erros que teimam em manter-se ano após ano.

    PS: Gostei do link!

  3. Mario

    Em relação á Incompatibilidade entre browsers penso que por vezes os problemas não são do web designer em si mas dos browsers.

    Se estivesse mal feito não funcionaria em nenhum.

  4. Ivo Gomes

    Os problemas são dos browsers e dos webdesigners. Se o webdesigner conceber um site baseado em webstandards, as incompatibilidades entre browsers vão ser mínimas. É certo que há browsers que não são totalmente compatíveis com os webstandards (ex: Internet Explorer), mas se o website for concebido segundo esses webstandards, o máximo que pode acontecer é ter algo ligeiramente fora do sítio ou deslocado. Isso não impede que o site seja navegável.

    A incompatibilidade entre browsers de que se fala aqui é relacionada com os webdesigners que concebem um website para um browser específico (normalmente o Internet Explorer) e depois esse website não funciona nos outros browsers. Veja-se o exemplo que coloquei do site do Jardim Zoológico…

  5. lucas

    esse site devia colocar erros ortograficos fotos tipo o cara coloca uma placa com um monte de nome errado deviam tirar foto e colocar no site , obrigado!!!

  6. Luís Daniel Cunha

    Boa tarde pessoal,

    Realmente o webdesign em Portugal continua a caminhar à velocidade do nosso país, ou seja lento, muito lento. Existem empresas realmente boas que se dedicam à qualidade, qualidade essa que é traduzida na utilização dos tão falados webstandarts, da produção de conteúdos para web, da preocupação do SEO e ainda da utlização das plataformas web mais adquadas a cada projecto.

    Eu mesmo ainda continuo a cometer alguns erros quando desenho para web, mas com as cabeçadas que vou dando tento melhorar a cada projecto. Errar é humano, cometer o mesmo erro duas vezes é estupidez…

    Para finalizar devo agradecer ao Ivo porque o que transmite no seu blog é, foi e será importante para a minha evolução como webdesigner! Obrigado!

  7. Daniel Gomes

    Olá!

    Post muito interessante. Parabéns.

    Já agora gostava de dar a conhecer um site da minha autoria relacionado com este post. Chama-se e foca a temática da divulgação de informação na web.

    Espero que gostem.

    Abraços.
    /Daniel

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>