IvoGomes.com

Voltar ao início

PT MagicContact: uma aplicação para utilizadores com mobilidade reduzida

Já imaginaram o que seria se apenas conseguissem usar o telemóvel para fazer chamadas de voz, limitadas a apenas alguns contactos? E se não conseguissem mesmo usá-lo e dependessem de terceiros para executar as tarefas básicas do dia-a-dia e precisassem de os contactar numa situação urgente?

Nos últimos dois anos tenho estado a colaborar com a Fundação PT e em parceria com a MagicKey no desenvolvimento do PT MagicContact, uma aplicação que permite o acesso a funcionalidades básicas do telemóvel para pessoas com mobilidade reduzida.

PT MagicContact

Esta aplicação permite a qualquer utilizador ter acesso não só a toda a lista de contactos, mas também ao envio de SMS, acesso à Internet, sintetizador de voz e tabelas de comunicação. Tem ainda a possibilidade de definir contactos rápidos, que são mensagens pré-escritas para determinados destinatários, em que, com apenas 1 toque é enviada uma mensagem de texto para uma pessoa ou grupo de pessoas, com ou sem a localização GPS.

Porque é que isto é importante?

Bem, nos primeiros testes com utilizadores que fizémos, ainda com uma versão em protótipo, o que verificámos foi que nenhum dos participantes (pessoas com paralisia cerebral que usam o telemóvel para comunicar) tinham alguma vez enviado um SMS na vida.

A dificuldade em usar o teclado do telemóvel para escrever é demasiada para que eles consigam usá-lo. E no entanto, com o nosso protótipo semi-funcional, enviaram, pela primeira vez na vida, o seu primeiro SMS!

E porque é que o envio de um simples SMS é importante?

Para quem depende de terceiros para as tarefas básicas do dia-a-dia, o envio de uma simples mensagem com pedidos simples pode fazer toda a diferença e tornar as pessoas mais autónomas.

Por exemplo, um dos participantes nos testes que realizámos gostava de dar um passeio ao final do dia à volta da sua instituição (que tem um portão à entrada). Sem forma de comunicar com as pessoas dentro das instalações, no final do seu passeio colocava-se junto do portão à espera que alguém entrasse ou saisse para que ele pudesse entrar. Às vezes poderia ficar horas à espera até alguém aparecer.

Com o PT MagicContact, usando a funcionalidade de contactos rápidos, com 1 toque ele envia uma mensagem "estou à porta" para o segurança ou a sua terapeuta que, prontamente, lhe vêm abrir a porta. Ums simples funcionalidade que passou a fazer a diferença.

Em baixo, o teste do primeiro protótipo com utilizadores reais.

Testes de acessibilidade PT MagicContact

Como funciona?

Aquilo que aprendemos nos testes com pessoas com mobilidade reduzida é que cada caso é um caso. Não basta aumentar o tamanho das teclas para que todos as consigam usar, até porque nem todos usam os membros superiores para usar o telemóvel. Há quem apenas consiga mexer a cabeça, ou um pé.

Assim, a aplicação é totalmente configurável e o acesso às funcionalidades pode ser feito de duas maneiras: varrimento ou por zonas.

Navegação por varrimento

A navegação por varrimento permite que pessoas com mobilidade muito reduzida (ex: só conseguem mexer a cabeça) consigam usar um switch (um interruptor) para navegar na aplicação.

Essencialmente, a aplicação tem um cursor que vai saltando de opção em opção até que o utilizador carregue no interruptor para a selecionar. Ao selecionar uma linha, percorre todos os itens dessa linha até que o utilizador selecione uma das opções para avançar.

Navegação com varrimento

Assim, com apenas um clique de cada vez, consegue-se chegar a todas as funcionalidades da aplicação, incluindo a escrita no teclado, cujo varrimento funciona de forma semelhante linha a linha e depois tecla a tecla.

Navegação por zonas

Para utilizadores com mais mobilidade (que conseguem usar as mãos ou pelo menos um dos dedos para tocar no ecrã), a aplicação permite a navegação por zonas. O tamanho das zonas pode ser configurado, de modo a que o toque seja mais ou menos preciso.

Por exemplo, um utilizador com menor precisão pode ter a aplicação configurada para funcionar em 2 zonas, ou seja, ele pode tocar em qualquer uma das metades do ecrã para aceder aos conteúdos dessa metade.

No exemplo em baixo vemos como é possível chegar à funcionalidade "Texto para voz" (permite escrever um texto que irá ser falado pelo telemóvel, útil para pessoas com dificuldade na fala) usando uma grelha com apenas 2 zonas clicáveis:

Navegação por zonas 2x1

O tamanho das zonas pode ser diminuído, para que utilizadores com maior precisão possam mais facilmente tocar diretamente na opção pretendida.

Testar, testar, testar

Para conseguirmos afinar o funcionamento da aplicação foi necessário fazer testes com vários utilizadores com necessidades especiais.

Foram feitos testes com o apoio de várias instituições que apoiam pessoas com limitações neuromotoras, e com isso conseguimos uma amostra bastante grande de participantes nos testes.

Além de percebermos que a configuração caso a caso é algo que tem de ser feito, desde o tamanho das zonas, o tipo de navegação, a duração do varrimento, etc, percebemos que estamos a desenvolver um produto que vem melhorar significativamente a vida destas pessoas. E essa é a melhor sensação do mundo. Fazer a diferença.

O que faz a aplicação?

Além de facilitar o acesso aos contactos e mensagens, a aplicação permite também navegar na Internet, usando uma "mira" para facilitar os cliques nos links pequenos que as páginas web carregam. Esta mira aparece na zona onde o utilizador toca no ecrã e depois faz uma passagem na horizontal e outra na vertical. O clique será feito na interseção das duas linhas a comando do utilizador.

Navegação na Internet com mira

Tem também a funcionalidade de "texto para voz" que, como o nome indica, usa o sintetizador de voz para ler em voz alta os textos escritos no teclado. Isto é útil para pessoas que tenham dificuldades na fala, algo também associado a pessoas com paralisia cerebral.

Texto para voz

Finalmente, tem as "tabelas de comunicação", que são, para muitos dos utilizadores, a forma mais importante de comunicação.

As tabelas de comunicação são símbolos que os utilizadores podem usar para fazer pedidos ou expressar sentimentos. Cada símbolo permite aceder a uma sub-tabela, com mais símbolos ou então faz com que a aplicação fale em voz alta o significado do símbolo.

Por exemplo, se o utilizador tocar no símbolo "DORES", tem depois uma sub-tabela que lhe permite indicar que tipo de dor está a sentir.

Tabelas de Comunicação

Tabelas de Comunicação - Dores

Estas tabelas são totalmente configuráveis na aplicação e através do site do PT MagicContact pois cada caso é um caso e as tabelas são criadas à medida para cada utilizador. As tabelas são usadas desde criança no formato papel, normalmente guardadas num dossier que os acompanha a toda a hora.

Configuração

Por necessitar de ser configurada caso a caso, existe todo um interface dedicado à configuração da aplicação que permite que o terapeuta ou outra pessoa responsável possa adaptar a aplicação ao perfil do utilizador.

Configurações PT MagicContact

Onde posso obter a aplicação?

O PT MagicContact está disponível para dispositivos Android.

Não foi possível desenvolvê-la para dispositivos iOS porque a Apple não permite o acesso de uma aplicação às funcionalidades básicas do telefone, como chamadas e SMS.

Disponível no Google Play

Se conhecerem alguém com dificuldades motoras e que beneficiaria do uso desta aplicação, experimentem.

É grátis :D


0 Comentários

Comente este artigo!

Comente!

* Campo obrigatório, de modo a aparecer o seu nome como autor do comentário

* Campo obrigatório, mas não será mostrado no site

* Campo obrigatório, convém escrever alguma coisa ;)

São permitidas algumas tags HTML, como
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>